Responsive Image

Breadcrumb

Navigation Menu

Serviços Laboratoriais

Serviços Laboratoriais

 

Serviços Laboratoriais do INIAV,I.P.

 

O Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I. P. (INIAV,I.P.) é o Laboratório de Estado, da área de competências da Agricultura, Florestas, Alimentação, Biodiversidade e Desenvolvimento Rural, que desenvolve atividades de investigação nas áreas agronómica e veterinária.

 

Os laboratórios do INIAV,I.P. asseguram as funções de Laboratório Nacional de Referência (LNR) nas áreas da segurança alimentar (alimentos para humanos e para animais), saúde animal e sanidade vegetal (agrícola e florestal), em cumprimento do Regulamento (CE) nº 2017/625 que determina que cada Estado Membro deve ter os seus LNR. De acordo com as regras da União Europeia existe apenas um LNR em cada Estado Membro para cada área. Os LNR dos vários Estados Membros trabalham em rede entre si garantindo desta forma os mais elevados padrões de qualidade e diferenciação laboratorial na União Europeia. O INIAV,I.P. é ainda Laboratório de Referência para os fertilizantes.

 

Estes laboratórios prestam ainda, serviços especializados, nomeadamente a realização das análises laboratoriais enquadradas nos planos oficiais de controlo da UE, da fiscalização e controlo dos sistemas alimentares, bem como do controlo das fronteiras aéreas e marítimas da EU à responsabilidade do Estado Português. O INIAV,I.P. detém ainda um conjunto de serviços laboratoriais no âmbito das florestas, ambiente e recursos naturais.

Os Laboratórios Nacionais de Referencia (LNR) estão acreditados pelo IPAC de acordo com a NP EN ISO/IEC 17025.

 

O INIAV,I.P. detém ainda diversos outros laboratórios noutras áreas, nomeadamente de análises foliares e de terras, de análises de água, de apoio às agroindústrias, genómicas, entre outros.

 

INFORMAÇÕES E CONSULTA DE PREÇOS

Os pedidos de informação e consulta de preços deverão ser enviados para:
 

GABINETE DE INFORMAÇÃO AO CLIENTE

Av. da República, Quinta do Marquês
2780-157 Oeiras – Portugal
  (+351) 214 403 500
  infocliente@iniav.pt

 

Consulte o menu "Serviços Laboratoriais" no Portal INIAV,I.P.

 


 

Serviços Laboratoriais do IVDP,I.P.

 

O Laboratório do IVDP,I.P. está dotado dos mais modernos meios de análise, operado por um corpo técnico convenientemente formado e especializado. Neste laboratório avalia-se o cumprimento dos rigorosos requisitos qualitativos exigidos ao Vinho do Porto, dos quais se destacam os que se prendem com a certificação de Denominação de Origem e a avaliação da segurança como produto alimentar.

 

O reapetrechamento a nível instrumental que se tem operado nos últimos anos decorre da necessidade de dar resposta pronta e eficiente a um cada vez maior número de solicitações, tanto pelos Operadores do sector quanto pelos mercados internacionais. 

 

O Laboratório do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP,I.P.) encontra-se integrado no Sistema Português da Qualidade, desde 30 de Agosto de 1994, pela Acreditação junto do IPAC (Certificado de Acreditação n.º L0115) de acordo com as disposições contidas no documento NP EN ISO/IEC 17025: 2005 para diversos ensaios, quer em Vinhos licorosos / Vinhos do Porto / Vinhos, quer em Aguardentes. 

 

O Laboratório do IVDP,I.P. é, pois, pioneiro em Portugal na obtenção de um Certificado de Qualificação, nestes domínios, dentro do sector vitivinícola, designadamente dos vinhos licorosos e aguardentes. Encontra-se disponível para a prestação de serviços analíticos, não só ao sector do Vinho do Porto como também ao sector vitivinícola nacional em geral.

 

As determinações que se executam sobre vinhos e aguardentes vínicas empregam os métodos oficiais de análise ou, na sua falta, métodos reconhecidos internacionalmente. Dada a especificidade dos vinhos licorosos, diversos métodos de análise foram adaptados e avaliados, constituindo métodos internos.

 

As determinações analíticas correntemente efetuadas no Serviço de Laboratório encontram-se discriminadas em Tabelas de Preços, em Vinhos e AD’s.

 

Serviço de Prova

Criação e Funções da Câmara de Provadores

A Câmara de Provadores do Instituto - cuja criação remonta à data de fundação do IVP (1933) - é um órgão colegial integrado e dependente do Serviço de Prova, o qual reporta à Direção de Serviços Técnicos e de Certificação.

Compete-lhe pronunciar-se, do ponto de vista organolético, sobre a qualidade dos Vinhos e Aguardentes que lhe são apresentados. A sua avaliação pode ter diversas finalidades: atribuição da Denominação de Origem 'Vinho do Porto' e sua fiscalização e, ainda, a prestação de serviços aos Operadores do sector.

 

Seleção e Controlo dos Provadores

Neste momento, o Serviço de Prova é constituído por um chefe de serviço, 7 provadores, um coordenador e um auxiliar de laboratório/enotecário. Os provadores são selecionados pelas suas capacidades sensoriais e, durante um período de quatro meses, são avaliadas a estabilidade, repetibilidade e precisão intermédia dos seus resultados. Para que isto se torne possível, cerca de 10% da globalidade das amostras (apresentadas de forma anónima) que diariamente se encontram em prova, correspondem a repetições.

É pela análise estatística da informação processada que se vão detetar eventuais desvios e/ou pequenas incoerências nas decisões dos provadores, sempre na perspetiva de as corrigir e adequar à realidade dos parâmetros definidos. Quando esses desvios são superiores a 10%, o provador é retirado do júri.

 

Parâmetros analisados na Prova

Por dia são provadas cerca de 20 amostras.

As amostras são colocadas em prova segundo uma determinada ordem; em primeiro lugar são provados os vinhos brancos seguidos das categorias Ruby, Reserva Ruby, Tawny e Reserva Tawny. Por último são provadas as categorias especiais: Vintage, LBV, Tawny com Indicação de Idade e Colheita, dos vinhos mais novos para os vinhos com mais idade

Todas as amostras são analisadas segundo o método de ensaio MIVP101 – Classificação de características organoléticas em grupos ou classes e escalas nos parâmetros: limpidez (MIVP101 - Anexo 1), cor (MIVP101 - Anexo 2), aroma (MIVP101 - Anexo 3), sabor (MIVP101 - Anexo 4), defeito (MIVP101 - Anexo 5) e notação (MIVP101 - Anexo 6) e nos Vinhos com indicação de idade (Tawny com indicação de idade, Colheita, LBV, e Vintage) além de todos estes parâmetros é também avaliada a idade (MIVP101 - Anexo 7).

 

Consulte mais informação do site IVDP,I.P.

 


 

SERVIÇOS ENOLÓGICOS DA DRAP Centro, EVBAIRRADA / Anadia

 

Localizado em Anadia, o LQE - Laboratório de Química Enológica da DRAP Centro, anteriormente designado por Laboratório da Estação Vitivinícola da Bairrada, encontra-se acreditado segundo a Norma NP EN ISO/IEC 17025:2018. Garante, assim, o cumprimento dos requisitos gerais de competência e a manutenção de um sistema de gestão da qualidade devidamente reconhecidos pelo IPAC - Instituto Português de Acreditação. Para tal, possui um corpo técnico altamente qualificado e instalações e equipamentos adequados a um laboratório que, conforme consta da List 3 da União Europeia, é considerado competente para a realização de análises oficiais, no setor dos vinhos.

 

É já longa a experiência laboratorial e o conhecimento técnico-científico acumulado numa instituição centenária, que foi criada por decreto de 30 de junho de 1887, sob a designação de Escola Prática de Viticultura e Pomologia da Bairrada. Desde sempre ligada ao ensino e à experimentação, cedo a instituição dispôs de instalações tecnológicas e estruturas laboratoriais de apoio à fileira vitivinícola que, no decurso da sua existência, foram sendo adaptadas à evolução dos tempos.

 

No LQE realizam-se, atualmente, ensaios físico-químicos e sensoriais a produtos vínicos e derivados, de uma extensa lista de que se destacam, por se encontrarem acreditados, os seguintes ensaios:

  • acidez volátil sem dedução de interferentes;
  • acidez total;
  • açúcares–substâncias redutoras;
  • açúcares totais;
  • extrato seco não redutor;
  • extrato seco total;
  • massa volúmica;
  • pH;
  • título alcoométrico volúmico adquirido a 20ºC;
  • título alcoométrico total.

Em breve, a acreditação deverá ser estendida a mais quatro ensaios, a saber:

  • dióxido de enxofre total;
  • sobrepressão a 20ºC;
  • D-glucose+D-frutose
  • sacarose+D-glucose+D-frutose.

 

De realçar o facto dos dois últimos ensaios resultarem da aquisição recente de um analisador automático, com que o LQE foi apetrechado.

 

A DRAP Centro possui, também, nas suas instalações em Anadia, um serviço de Aconselhamento Técnico Enológico, que efetua a interpretação dos resultados analíticos dos Boletins de Análise do LQE, sugerindo medidas a tomar no decurso dos processos de fabrico e conservação dos vinhos.

 

Consulte o Anexo Técnico IPAC (Laboratório de Quimica Enológica).

 

Texto atualizado em: 08 September 2021 01:37