Responsive Image

Breadcrumb

Navigation Menu

Combate ao Desperdício Alimentar

Combate ao Desperdício Alimentar


Combater o desperdício alimentar, uma responsabilidade partilhada do produtor ao consumidor

Cerca um terço dos alimentos produzidos anualmente para consumo humano, a nível mundial, são perdidos ou desperdiçados, segundo estimativas da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura. Ao nível da União Europeia (UE), as estimativas demonstram que 89 milhões de toneladas de alimentos, correspondentes a cerca de 20% dos alimentos produzidos, são desperdiçados todos os anos, representando 179 kg per capita.
Cerca de 17% das partes comestíveis dos géneros alimentícios produzidos para consumo humano, são perdidos ou desperdiçados em Portugal, ao longo de toda a cadeia alimentar até chegar ao consumidor, o que representa 1 milhão de toneladas por ano.

O desperdício alimentar é um problema que afeta toda a cadeia de abastecimento alimentar — produção, transformação, comercialização e consumidores, implicando elevados custos sociais, económicos e ambientais.

O combate ao desperdício alimentar constitui uma preocupação e simultaneamente uma obrigação da Sociedade Civil, tendo conhecido nos últimos anos um vasto conjunto de iniciativas.
A nível mundial e da UE, são diversas as iniciativas já adotadas para combater o desperdício alimentar, entre as quais se destacam a «Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável», aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2015, e a Resolução do Parlamento Europeu sobre a eficiência de recursos: transição para uma economia circular.

Em Portugal, foi criada a Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (CNCDA), tendo por missão “Promover a redução do desperdício alimentar através de uma abordagem integrada e multidisciplinar”, competindo-lhe, designadamente, elaborar a proposta de Estratégia Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (ENCDA) e o Plano de Ação de Combate ao Desperdício Alimentar (PACDA), tendo sido aprovados pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 46/2018, de 5 de abril. 
O Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP), enquanto coordenador da CNCDA, constituiu o ponto focal junto dos serviços da Comissão Europeia no âmbito da Plataforma UE Perdas e Desperdício Alimentar.

A Estratégia Nacional, tendo como visão "combater o desperdício alimentar, uma responsabilidade partilhada do produtor ao consumidor" integra 3 objetivos estratégicos - Prevenir, Reduzir e Monitorizar - estando definidas no respetivo Plano de Ação, 14 medidas direcionadas para o combate ao desperdício alimentar desenvolvidas a partir do trabalho das várias entidades que compõem a CNCDA.

Consultar:

Ver mais informação em www.cncda.gov.pt
 

Texto atualizado em: 25 May 2021 10:41