Responsive Image

Breadcrumb

Navigation Menu

Aproveitamentos Hidroagrícolas de Alqueva

Aproveitamentos Hidroagrícolas de Alqueva

Centrado na albufeira de Alqueva, a maior reserva estratégica de água da Europa, com uma capacidade total de armazenamento de 4 150 milhões de metros cúbicos, o Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA) é constituído por um conjunto de 69 barragens, reservatórios e açudes, 382 km de rede primária, 1 620 km de extensão de condutas na rede secundária, 47 estações elevatórias, 5 centrais mini-hídricas e 1 central fotovoltaica, beneficiando uma área de regadio com cerca de 120 000 hectares.

A EDIA, S.A. tem a gestão de 22 aproveitamentos hidroagrícolas afetos ao EFMA, nomedamente os aproveitamentos hidroagrícolas do Monte Novo; Loureiro-Alvito; Alvito-Pisão; Pedrógão; Vale de Gaio; Ervidel; Pisão; Alfundão; Ferreira; Roxo-Sado; Beringel- Beja; São Matias; Cinco Reis-Trindade; São Pedro-Baleizão; Baleizão-Quintos; Orada-Amoreira; Caliços-Machados; Caliços-Moura; Brinches; Serpa; Brinches-Enxoé e Pias.

Para além dos referidos aproveitamentos hidroagrícolas, Alqueva garante o fornecimento de água aos perímetros de rega confinantes de Odivelas, Roxo, Campilhas e Vigia.

A ocupação cultural nos perímetros de rega de Alqueva tem vindo a diversificar-se, sendo o olival e o amendoal as culturas com maior expressão ao nível da aposta dos agricultores.

Aceda ao mapa da ocupação cultural de Alqueva AQUI

Texto atualizado em: 11 May 2021 14:29