Responsive Image

Breadcrumb

Navigation Menu

Valorização

Valorização


Valorização da Produção
 

A qualidade alimentar é um conceito complexo e multidimensional. Para além da segurança alimentar, compreende também as propriedades que atendem às expectativas dos consumidores (como características organoléticas e nutricionais, possíveis benefícios, etc.). Compreende ainda as características que justificam o valor acrescentado do produto, tais como as decorrentes do seu método de produção ou origem geográfica.

Valorizar a produção é informar os consumidores sobre as características e condições de produção de determinados produtos agrícolas e géneros alimentícios, que passa por adesão a regimes de qualidade voluntários, através de atestação por terceira parte independente (vulgarmente indicada como certificação) ou por autodeclaração (geralmente através de alegação na rotulagem).

São exemplos: as DOP, IGP, ETG, a Produção Biológica, a Produção Integrada, a Rotulagem Facultativa de Carne e Ovos, o BRC, o Global G.A.P., mas também outros regimes de natureza autodeclarativa, envolvendo, usualmente, a utilização de determinado símbolo ou menção na rotulagem, como por exemplo UE: produto de montanha.

 

Para consultar a informação específica relacionada com estes temas, selecione o respetivo item no submenu lateral.

Last update: 07 September 2021 10:35

Navigation Menu

Título Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Asset Publisher