Responsive Image

Breadcrumb

Navigation Menu

SISAP

SISAP – Sistema de Apoio à Determinação da Aptidão Cultural em Alqueva

A EDIA, S.A., entidade gestora do projeto de Alqueva e promotora do desenvolvimento agrícola e agroindustrial na sua área de influência, disponibiliza ferramentas de apoio à decisão, nomeadamente o SISAP – Sistema de Apoio à Determinação da Aptidão Cultural, que permite determinar a aptidão de um solo para uma cultura pré-selecionada e tem em desenvolvimento um Modelo técnico-económico de monitorização e gestão da componente hidroagrícola de Alqueva.

A aptidão (técnica, económica e ambiental) para uma ou mais culturas, é estabelecida de acordo com uma chave de classificação em quatro classes: aptidão nula, aptidão reduzida, aptidão moderada e aptidão elevada.

A zona de atuação deste programa situa-se no Alentejo (predominantemente nos distritos de Beja e Évora) cobrindo uma área de cerca de 920 000 hectares.

Com base nos resultados deste programa é possível, identificar as parcelas que têm uma melhor aptidão técnica, económica e ambiental para uma determinada cultura.

Este programa pode, igualmente, ajudar na escolha da localização de potenciais unidades agroindustriais, uma vez que está ligado a um Sistema de Informação Geográfico, permitindo-lhe relacionar a aptidão cultural com uma série de outros parâmetros importantes para esta análise.

Mais informação e simulação AQUI 
 

Texto atualizado em: 12 May 2021 13:40