Entidades

INIAV

Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Exemplo Abrir Website

  • Garantir o funcionamento dos sistemas de apoio e de ajudas diretas nacionais;
  • Garantir o cumprimento da função de organismo pagador do (FEADER);
  • Garantir o cumprimento da função de autoridade de certificação no âmbito do (FEAMP);
  • Executar a política estratégica na área das tecnologias de informação e comunicação, para o setor da agricultura e pescas, assegurando a construção, gestão e operação das infraestruturas na respetiva área de atuação;
  • Apoiar o desenvolvimento da agricultura e das pescas, bem como do setor agroalimentar, através de sistemas de financiamento direto e indireto.

O INIAV detém os Laboratórios Nacionais de Referência para as doenças e pragas das plantas, para as doenças dos animais, incluindo as zoonoses, para analises de resíduos de substâncias proibidas, de medicamentos veterinários e contaminantes ambientais, químicos e microbiológicos e outros parâmetros no âmbito da segurança alimentar dos produtos de origem animal e vegetal  e para a alimentação animal.

Os ensaios são realizados nas instalações permanentes dos laboratórios em Oeiras, Lisboa, Vairão e Évora do INIAV, garantindo assim a cobertura, a nível nacional, os aspetos relativos à segurança alimentar, saúde animal, sanidade vegetal e ambiente e recursos naturais que lhe estão legalmente atribuídos. 

Os investigadores e técnicos superiores destes Laboratórios Nacionais de Referência têm experiência nas áreas da saúde animal e da sanidade vegetal assim como da segurança alimentar e estão disponíveis para assessorar o Governo e as Autoridades Nacionais nestas matérias sempre que necessário.

O INIAV assume um papel central no domínio da promoção e da conservação dos Recursos Genéticos nacionais nas áreas animal e vegetal, através da criação e manutenção de coleções vivas e de bancos nacionais de Germoplasma, tendo à sua guarda:

  • Banco Português de Germoplasma Animal (com a DGAV), localizado em Santarém, assegura a recolha e manutenção de Germoplasma – nomeadamente sémen, embriões, células somáticas e DNA – de todas as raças nacionais de animais domésticos;
  • Banco Português de Germoplasma Vegetal (BPGV), localizado em Braga, acolhe coleções representativas de germoplasma dos mais importantes recursos agrícolas de Portugal Continental e Ilhas;
  • Coleções nacionais de referência: videiras (coleção ampelográfica nacional - CAN), oliveiras, fruteiras.

Contactos

Horário
9h00 às 16h00

Atendimento telefónico 291 225 226 964 358 678

Atendimento Presencial Ver o mapa

Email ifap@ifap.pt

Atendimento Presencial

Rua Dr. Fernão de Ornelas, n.º 56 , 3º, 9054-514 Funchal

Em qualquer contacto com o IFAP, deverá indicar o seu nº de contribuinte ou de beneficiário (NIFAP) e o nº de telefone.