Investimento de 4,1 milhões de euros para barragem em Salvaterra de Magos

Publicado em: 21 Maio 2022 |

A Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, homologou a aprovação do projeto da Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Sorraia (ARBVS) referente à barragem de Magos, no concelho de Salvaterra de Magos. O montante total de investimento é de 4,1 milhões de euros, financiado a 100% no âmbito do PDR, estando inserido no capítulo «Melhoria das condições de segurança das barragens».
 
A albufeira de Magos ocupa uma área de 90 hectares e o investimento visa o cumprimento do Regulamento de Segurança de Barragens, com vista ao restabelecimento da total operacionalidade dos equipamentos.
 
As obras abrangem a beneficiação do descarregador de cheias, da descarga de fundo e tomada de água, a substituição das comportas e implementação de comando à distância, a instalação de sonda de medição do nível da albufeira e de medidor de caudal na conduta de descarga.
 
Esta barragem, concluída em 1938, foi a primeira albufeira destinada ao regadio de grandes dimensões a ser construída em Portugal. Está em funcionamento há mais de oito décadas e permite a rega de cerca 500 hectares.
 
A gestão eficiente da água é um dos fatores fundamentais de coesão e resiliência do território. Desta forma, as obras de requalificação e modernização na Barragem de Magos inserem-se numa estratégia global mais vasta no combate à seca e às alterações climáticas e permitem concretizar um compromisso com várias décadas, assumidos no Plano de Ordenamento da Albufeira de Magos (POAM) em 2008.
 
É de sublinhar ainda que este projeto vem acrescer investimento suplementar ao Plano Nacional de Regadios, cujo investimento total até 2025 atinge 560 milhões de euros, representando a criação potencial de 10.550 empregos permanentes.
 

Data de atualização: 23 Maio 2022 09:36