Financiamento de 230 mil euros para projetos de regadio em Braga e Amares

Publicado em: 20 Maio 2022 |

Foi homologado pela Ministra da Agricultura e da Alimentação o financiamento de dois projetos para a reabilitação e modernização de regadios coletivos tradicionais nos concelhos de Braga e Amares. O montante total de investimento é de cerca de 230 mil euros, financiado a 100% no âmbito do PDR2020, no capítulo de «Melhoria da eficiência dos regadios existentes».
 
No concelho de Braga, o investimento aprovado é de cerca de 145 mil euros, sendo promovido pela União de Freguesias de Crespos e Pousada. Visa a modernização de um regadio tradicional e irá beneficiar 42 agricultores, abrangendo uma área de 81 hectares. O projeto envolve a reabilitação das estruturas de irrigação que abastecem as parcelas, o que irá reduzir as perdas de água em cerca de 13%.
 
No caso do projeto situado no concelho de Amares, o montante total de investimento aprovado é de cerca de 83 mil euros. É promovido pela Junta de Agricultores da Levada do Meloal e destina-se à reabilitação do regadio coletivo da região. Este projeto abrange uma área superior a 35 hectares e permite que 60 agricultores tenham acesso a um maior caudal para as suas culturas, reduzindo as perdas de água e potenciando o aumento da produção.

Data de atualização: 20 May 2022 17:59