Pagamentos ao setor agroflorestal em outubro somam mais de 602,6 milhões de euros

Published in: 29 October 2021 |

No final do outubro de 2021, o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I.P. (IFAP) procedeu a pagamentos ao setor agroflorestal no montante total de 602,6 milhões de euros. 
 
Destaca-se o pagamento de mais de 315 milhões de euros no âmbito do Fundo Europeu Agrícola de Garantia (FEAGA), onde se inclui 169,6 milhões de euros para o Regime de Pagamento Base; 26,8 milhões de euros para o Regime da Pequena Agricultura; 88,2 milhões de euros para o Regime de Pagamentos Ligados (prémio por Vaca em Aleitamento, prémio por Vaca Leiteira, prémio por Ovelha e Cabra, Pagamento Específico ao Arroz e Pagamento Específico ao Tomate) e 4,6 milhões de euros para os Fundos Operacionais de frutas e produtos hortícolas. 

No âmbito do Programa de Apoio ao Setor Vitivinícola foram pagos 15,2 milhões de euros para o Novo Regime da Vinha, 1,2 milhões de euros para a promoção de Vinho em Mercados de Países Terceiros e 8,7 milhões de euros para a Destilação de Vinho em Situação de Crise.

De sublinhar, também, os mais de 285 milhões de euros pagos no âmbito da execução do PDR2020. Deste montante, destacam-se os pagamentos de 147,8 milhões de euros em Medidas Agroambientais; 122,8 milhões de euros na Manutenção da Atividade Agrícola em Zonas Desfavorecidas e 13,2 milhões de euros em Medidas de Investimento. 

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, sublinhou que “os pagamentos ao Setor Agroflorestal de outubro revestem-se de uma importância particular, uma vez que integram o adiantamento de 70 e 85% das ajudas do Pedido Único. Bem sabemos que os nossos agricultores precisam de previsibilidade  e estes apoios contribuem para assegurar e garantir isso mesmo”.

Last update: 29 October 2021 17:06