Ministério da Agricultura anuncia novas medidas de apoio ao setor do vinho

Published in: 29 November 2021 |

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, anunciou hoje, na Adega Cooperativa de Cantanhede, novas medidas de apoio ao setor do Vinho.
 
Até ao final do mês, abrirá a medida VITIS - Campanha 2022-2023, com uma dotação de 50 milhões de euros, e a medida Destilação - Campanha 2021-2022, com uma dotação de 3 milhões de euros. Já até ao final do ano abrirá a medida de Apoio à Promoção de Vinhos em Mercados Terceiros, com uma dotação de 6 milhões de euros.

 Na sua intervenção, no âmbito do Dia do Associado da Adega Cooperativa de Cantanhede, a Ministra da Agricultura realçou o "papel relevante do setor cooperativo, uma vez que contribui para que os produtores consigam uma parcela maior do valor acrescentado na cadeia de abastecimento, para além de garantir um melhor poder negocial aos seus membros e oferecer a possibilidade destes expandirem as suas atividades e intensificarem esforços em marketing, inovação e customização de produtos”.
 
Maria do Céu Antunes, lembrou, ainda, que "o Ministério da Agricultura traçou como meta atingir os 1.000M€ em valor de exportações até ao ano de 2023 e o desempenho que o setor do vinho tem demonstrado nas exportações, a par da sua capacidade de vanguarda na resposta aos grandes desafios da atualidade, fazem-me acreditar que estamos no bom caminho."
 
Sublinhe-se que o Governo executou a 100% as medidas do Plano Nacional de Apoio, o que significa que, no período de 16 de outubro de 2020 a 15 de outubro de 2021, o Ministério da Agricultura apoiou este setor com cerca de 62.670M€.
 

Last update: 29 Novembro 2021 14:09