Entidades

IFAP

Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I.P.

O IFAP é um instituto público de regime especial, nos termos da lei, integrado na administração indireta do Estado, dotado de autonomia administrativa e financeira e património próprio.

 

Abrir Website Abrir Website

Com a extinção do Instituto de Financiamento e Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura e Pescas (IFADAP) e do Instituto Nacional de Intervenção e Garantia Agrícola (INGA), foi criado o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I.P. - IFAP, através do Decreto‑Lei n.º 87/2007, de 29 de março. Posteriormente, através do Decreto‑Lei n.º 195/2012, de 23 de agosto (documento retificado pela Declaração de Retificação n.º 50/2012), foi este Organismo reestruturado.

Portaria n.º 393/2012, de 29 de novembro, determina a organização interna dos serviços do IFAP e aprova os seus estatutos.

De acordo com o Decreto‑Lei n.º 169‑B/2019, de 3 de dezembro, a Ministra da Agricultura (MA) exerce a superintendência e tutela do Instituto conjuntamente com o Ministro do Mar (MM), e em coordenação com o Ministro de Estado e das Finanças (MF) e o Ministro do Planeamento (MP).

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

Os Objetivos Estratégicos atualmente fixados para o IFAP, que traduzem a estratégia de ação desenhada para o médio prazo, são os seguintes:

  • Implementar uma política de qualidade na concessão dos apoios/incentivos assegurando a otimização dos prazos e a previsibilidade dos pagamentos com o objetivo de dinamizar a atividade e o investimento na agricultura e pescas;

  • Melhorar a comunicação e a interação entre o IFAP e os seus stakeholders através da aposta na simplificação administrativa e inovação dos processos com o objetivo de aumentar a qualidade do serviço prestado;

  • Reforçar o desenvolvimento de competências do capital humano do IFAP valorizando o espírito de equipa e o sentido de compromisso com a organização e o serviço público.

 

DELEGAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

Contactos

Contact Center
212 427 708

Atendimento Presencial Ver mapa

Horário 9h00 às 16h00
Todos os dias úteis

Pré-marcação: através do formulário ou do 212 427 708

Morada

IFAP - EDIFÍCIO RUA CASTILHO
Rua Castilho, n.º 45-51, 1269-164 Lisboa
(Morada para envio de correspondência)
IFAP - EDIFÍCIO RUA FERNANDO CURADO RIBEIRO
Rua Fernando Curado Ribeiro, n.º 4 G, Lisboa
(Para envio de correspondência, utilizar morada da Rua Castilho)