Responsive Image

Breadcrumb

Navigation Menu

Cotações de mercado - SIMA

Cotações de mercado - SIMA

SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas


O Sistema de Informação de Mercados Agrícolas (SIMA) é uma fonte estatística sustentada na recolha de informação de um conjunto de variáveis relacionadas com as transações comerciais de um conjunto vasto de produtos agrícolas e pecuários de uma determinada área de mercado. Permite informar o mercado e os seus agentes prestando um serviço público de ajuda à transparência e, simultaneamente, possibilita o acompanhamento das políticas de mercado de âmbito quer nacional quer comunitário.

A informação das cotações (mínima, máxima e mais frequente) disponibilizada semanalmente, resulta de uma apreciação e análise dos dados recolhidos junto dos diferentes operadores económicos dos vários sectores que exercem atividades nessas áreas de mercado.

Encontra-se disponível informação para mercados de produção e mercados abastecedores, para os produtos biológicos e para os lacticínios. A consulta das cotações permite uma escolha mais agregada por grupo de produtos ou uma escolha mais detalhada de uma espécie dentro desse grupo (os dados selecionados podem ainda ser exportados em formato Excel).

Com base na informação estatística do SIMA é elaborada semanalmente uma newsletter, com uma análise/avaliação conjuntural do comportamento dos mercados nacionais, quer de produção quer abastecedores, não só no que se refere ao preço, mas também à relação entre a oferta e a procura. Compara a informação com a semana anterior, com o período homólogo do ano anterior e com uma média dos preços dos últimos três anos.

Consultar informação sobre:

   

Esta informação não dispensa a consulta da plataforma do SIMA e o website do GPP

     

Last update: 23 November 2021 10:17