Apoio para agricultores afetados por incêndios rurais

Publicado em: 27 Julho 2022 |

O Ministério da Agricultura e da Alimentação assegura a disponibilização de um apoio extraordinário, com uma dotação inicial de 500 mil euros, para apoiar os agricultores na aquisição de alimentação animal, nos territórios afetados pela destruição causada pelos fogos rurais, que estão a atingir o país. 

O pagamento do apoio aos agricultores será feito com base nos levantamentos dos prejuízos realizados pelas respetivas Direções Regionais de Agricultura e Pescas e mediante preenchimento de formulário que será disponibilizado no sítio eletrónico do IFAP.

É também disponibilizado apoio aos apicultores, com fornecimento de seis toneladas de alimento para as abelhas, que será distribuído em articulação com a Federação Nacional de Apicultores.

A estes apoios extraordinários, destinados a assegurar a alimentação animal, o Ministério da Agricultura e da Alimentação determinou à Autoridade de Gestão do PDR2020 a abertura das medidas de apoio ao restabelecimento do potencial produtivo das explorações agrícolas, logo que estejam concluídos os levantamentos das áreas e dos prejuízos.

A decisão de aplicação dos apoios referidos teve em conta o grande impacto dos incêndios em várias regiões do país. Os dados provisórios recolhidos até 26 de julho indicam que a área ardida em Portugal já totalizava quase 58 mil hectares, sendo 11% (6.377 hectares) de área ardida em campos agrícolas. 

Data de atualização: 27 July 2022 18:55